Blog

Camargo Corrêa Infra é destaque no ranking das 150 empresas mais inovadoras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Protagonismo em ranking nacional de excelência em construção e engenharia é o reconhecimento ao esforço de camargueiras e camargueiros que fazem parte da transformação no setor de infraestrutura e que veem na excelência das obras o legado a ser deixado para gerações futuras.

A Camargo Corrêa Infra foi eleita a segunda empresa de construção e engenharia mais inovadora do país pelo Anuário Valor Inovação Brasil 2020, do jornal Valor Econômico. Reconhecimento de um esforço de todos os profissionais para elevar o patamar tecnológico da infraestrutura e desenvolver cada vez mais soluções para obras alta complexidade, inovação é um dos alicerces de desenvolvimento da nossa empresa, que completará três anos de criação em outubro.

Segundo o presidente da Camargo Corrêa Infra, Marcelo Cordaro, cada vez mais, todos os recursos das nossas obras estarão conectados e integrados facilitando a gestão de maneira colaborativa. E o BIM (Building Information Modeling) é o coração de toda essa engrenagem. No ranking geral das 150 empresas mais inovadoras do Brasil, a CCInfra lidera entre as companhias que atuam na construção pesada, ocupando a 44ª posição.

“Hoje, o BIM foi parar literalmente nas mãos dos profissionais de campo. Trata-se de uma plataforma colaborativa em que os profissionais podem acessar a última versão dos projetos de forma digital, reduzindo drasticamente a utilização de papel, respeitando o meio ambiente e possibilitando a interação online para soluções de engenharia em todas as obras com os mais variados setores envolvidos em cada construção, direcionando demandas de projeto e campo pelo próprio aplicativo para a área responsável”, afirma.

INICIATIVAS

Várias iniciativas estão potencializando a transformação digital da Camargo Corrêa Infra, como a integração com drones no processo de captura de realidade, o projeto de machine control para automatização do processo de pavimentação e a gestão de mão de obra e equipamentos com uso de tecnologias de IoT para uma gestão de obras em tempo real e integrada.

“Estamos falando de encarregados que analisam passo a passo a obra em seu dia a dia de trabalho no canteiro da construção e compartilham dúvidas e soluções com tablets nas mãos, diz Cordaro. Investimentos diretos permanentes da empresa resultaram em mais de 20 mil horas dedicadas a projetos exclusivamente de inovação.

Caroline Machado de Abreu, Head de Inovação da CCInfra (no destaque da foto durante i9 Weekend), lembra que o BIM está presente nas obras da Camargo Corrêa desde 2014 ajudando a garantir a qualidade dos projetos executivos e apoiando o processo de planejamento com modelos 4D.

“Em 2018, iniciamos o uso do BIM 360 da Autodesk. Antes, os modelos eram acessíveis apenas aos profissionais de escritório, mas com o novo sistema BIM foi parar literalmente nas mãos dos profissionais de campo”, destaca.

Agentes de Integridade multiplicam e zelam pela tema na empresa

Colocar a Integridade em prática é um trabalho em conjunto e precisa do engajamento de todos os profissionais. Mais do que ensinar o que é “o correto”, precisamos multiplicar transformadores para que todos possam desenvolver