Blog

CCInfra aposta em implementos autônomos para acabamento de terraplanagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

“Essa estrada é um tapete” é o que pensam motoristas ao dirigir sob um pavimento confortável e com o mínimo de ondulação. Para que isso aconteça, o acabamento de terraplanagem, compactação e pavimentação com precisão milimétrica é essencial.

Anteriormente, para se ter o controle de precisão destes serviços somente era possível por meio de um trabalho exaustivo das equipes de topografia e greidistas presentes no campo durante toda a execução das atividades. “Nos últimos anos, tecnologias acopladas ao sistema das máquinas têm revolucionado a maneira de executar obras de terraplenagem”, comenta José Donizetti Zanduzzo, nosso especialista em terraplenagem.

O conceito de machine control, que consiste na automação de implementos e de GPS instalados nas nossas máquinas, já é uma realidade em teste nas nossas obras no Contorno Viário de Florianópolis, em Santa Catarina. O sistema possibilita o controle autônomo das lâminas de equipamentos, como motoniveladora e trator de esteira, além do controle de passadas e do índice de compactação de rolo liso. Assim, o sistema funciona recebendo as informações e transmitindo para a máquina, fazendo que o implemento responda aos comandos automaticamente.

Esse processo traz vantagens como redução do risco de exposição dos profissionais, ganho de produtividade e maior controle da qualidade do produto final.

Fomentar a cultura de inovação está no nosso DNA, por isso, seguiremos investindo nos nossos profissionais e em soluções para desenvolver projetos com o mais alto padrão de excelência.