Blog

CCInfra consolida Gestão Socioambiental transversal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho, incentivando governos, organizações e cidadãos a concentrarem seus esforços em questões ambientais. Esse dia tem a finalidade de inspirar mudanças positivas com a ideia de que uma mudança global requer o apoio da sociedade como um todo. Somos levados a pensar sobre o modo como consumimos e desenvolvermos nosso dia a dia e modelo de negócio, visando uma sociedade mais responsável e lembrando que cada um de nós faz parte desta mudança.

Aqui na Camargo Corrêa Infra, adotamos práticas de ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance. Em português, Ambiental, Social e Governança), não para sermos enquadrados em demandas de mercado, mas sim porque, de fato, estes princípios fazem parte do nosso DNA se alinham aos nossos valores e à responsabilidade que assumimos no âmbito socioambiental. Levando este compromisso a sério, tivemos a honra der sermos premiados pelo ‘Guia Exame de Sustentabilidade’ e pela ‘Revista Época Negócios’. Também alcançamos a certificação de nossas obras padrão ISO 14001:2015.

“Alinhado aos valores da empresa, nosso sistema de Gestão Socioambiental  visa proteger o meio ambiente, manter o respeito e deixar um legado às comunidades que vivem no entorno das nossas obras. Para isso, buscamos garantir a eficiência no consumo de recursos em nossas atividades e baseamos nosso Sistema de Gestão nos ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’ (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Acreditamos que essa cultura gera valor aos nossos clientes, parceiros, governos, comunidades e acionistas, tornando nosso negócio sustentável e, consequentemente, perene”, afirma Fábio da Rocha Carvalho Costa, nosso gerente socioambiental.

Como parte do ESG, o compromisso com questões ambientais é firmado por todas as lideranças da empresa, que auxiliam a guiar a conduta e as ações de suas equipes. “Desde 2019, a cultura socioambiental vem sendo trabalhada de modo mais efetivo e transversal. Além de engajarmos todos em suas funções e iniciativas, apresentamos os indicadores de resultados aos nossos conselheiros de administração. Desse modo, reforçarmos nossa atuação e preocupação no tratamento de conduta, visando garantir a preservação do meio ambiente”, enfatiza Fábio. “Entendemos que, para que tenhamos uma gestão ambiental eficiente em todas as obras e possamos atingir nossas metas, cada colaborador tem um papel fundamental. Por isso, buscamos focar não somente no que deve ser feito, mas também no porquê e em como fazer, a fim de que a importância das medidas implantadas se torne clara e que todos sintam-se, de fato, engajados, assumindo uma autorresponsabilidade pelos nossos compromissos”, completa.

Confira alguns de nossos destaques do Sistema de Gestão Socioambiental em 2019: