Na segunda quinzena de março, uma parceria entre Camargo Corrêa Infra e Instituto Camargo Corrêa resultou no Grupo Voluntário para Apoio Comunitário para o enfrentamento da a pandemia Covid-19 com o objetivo de atender as comunidades vulneráveis localizadas na área de influência das obras da CCInfra.

O Grupo de 45 Voluntários é formado por Líderes de Grupos de Trabalhos (Saúde, Materiais, Apoio Jurídico, Apoio Orçamentário e apoio aos Voluntários), quatro Facilitadores no Corporativo, oito Facilitadores nas obras e mais 27 Voluntários nos subgrupos.

As ações acontecem simultaneamente em nossas obras nos cinco estados:

– Bahia no município de Salvador: área de influência do BRT e Tramo III.

– Minas Gerais no município de Campestre na área de Influência das obras das Linhas de Transmissão – Lote 18.

– Santa Catarina nos municípios de Siderópolis, Angelina, Criciúma, Biguaçu e São José: áreas de influência das obras das Linhas de Transmissão – Lote 21 e Contorno Viário de Florianópolis.

– São Paulo nos municípios de São Paulo e de São Bernardo do Campo: área de influência das obras PBTE, Metrô Morumbi e Saneamento Billings.

– Sergipe no município de Riachuelo: área de influência da obra das Linhas de Transmissão – Lote 13.

 

Grupo de Saúde

Nas últimas semanas, nossos profissionais, espontaneamente, que se voluntariaram a participar das ações do grupo de Saúde estiveram dedicados a orientar e conscientizar a população que vive no entorno das nossas obras em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe e Bahia com relação às medidas de prevenção ao coronavírus.

As informações estão sendo divulgadas por meio de materiais de comunicação compartilhados via WhatsApp para líderes comunitários de cada região, além de peças sonoras, como é o caso da parceria que fizemos com a rádio da Associação de Moradores Amigos do Parque Ideal, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

“Nosso principal objetivo é garantir a informação adequada para a população que vive no entorno das nossas obras, além de desmistificar notícias falsas sobre o coronavírus”, diz nossa médica responsável pela área de saúde ocupacional e que lidera o grupo de Voluntários de Saúde, dra. Fernanda Podboi Polese.

 

Grupo de Doação de Materiais

Recentemente também promovemos a doação de mais de 1.350 cestas básicas e kits de higiene com itens como sabão em pó e em pedra, sabonete e água sanitária. As regiões beneficiadas são próximas às nossas obras de implantação das Linhas de Transmissão do Lote 13 (SE), Lote 21 (SC), PBTE (SP), Metrô Morumbi (SP), Contorno Viário de Florianópolis (SC), BRT (BA), Tramo III (BA) e também à comunidade localizada no entorno das obras de Saneamento Billings (SP).

Nas próximas semanas, continuaremos trabalhando nas regiões onde atuamos avaliando as necessidades de itens essenciais.

 

Grupo de Apoio Jurídico

Além dos cuidados com a saúde e doações de itens essenciais, o planejamento jurídico também tem se mostrado muito importante quando são considerados os impactos que o cenário da pandemia pode causar.

Para isso, um outro grupo de voluntários, liderados pelo nosso Coordenador Jurídico, Rafael Moreno, trabalhou no desenvolvimento e divulgação de um guia com informações simplificadas sobre o ‘Auxílio Emergencial’, oferecido pelo Governo Federal. A equipe trabalhou em uma cartilha bastante didática e passará a ser compartilhada com líderes comunitários via WhatsApp para orientar a população com relação aos requisitos para o benefício, entre outros conteúdos.

 

Grupo do Apoio Orçamentário

Diante da atual conjuntura, cuidar corretamente do orçamento familiar tem ganho cada vez mais atenção no dia a dia de todos. Como estamos vivenciando um momento singular, é natural que surjam dúvidas sobre como planejar as despesas e rendas.

Pensando nisso, outro grupo de voluntariado liderado por Marcello Sapede, nosso profissional da área de Controladoria, foi formado para desenvolver uma cartilha com dicas sobre organização orçamentária a fim de orientar a comunidade sobre a importância do planejamento financeiro familiar.

O material está sendo distribuído para líderes comunitários nas regiões onde executamos nossas obras. “A expectativa é que esse guia incentive ainda mais as pessoas a nos procurar. Juntos, acreditamos que somos capazes de superar todos os desafios”, reforça Marcello.

“Também estamos em contato com lideranças das comunidades no entorno de nossas obras, tais como Saneamento Billings e Metrô Morumbi (SP), entendendo melhor as necessidades de cada região”, afirma Marcello Sapede.

Respeito e valor à vida são princípios fundamentais em nossa empresa que queremos deixar como legado à sociedade. Por isso, as ações não vão parar.

Sentimos muito orgulho do envolvimento genuíno à causa por parte dos nossos profissionais. Nosso muito obrigado aos voluntários que estão tornando essas ações realidade!