Blog

Confira o case de ‘Concreto Resfriado’ da CCInfra, vencedor do Prêmio InovaInfra 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estimular o protagonismo dos nossos profissionais é uma das estratégias na disseminação e consolidação da nossa cultura de Inovação. Essa é a razão pela qual incentivamos todas as equipes a sempre buscarem soluções inovadoras e criativas para os desafios específicos de cada projeto.

E sentimos muita satisfação quando recebemos um reconhecimento externo pelas nossas práticas como o Prêmio InovaInfra 2020 em que vencemos na categoria ‘Engenharia – Soluções Construtivas’, com o case de ‘Concreto Resfriado’. Organizado pela Revista O Empreiteiro, concorreram inovações desenvolvidas nos últimos 5 anos.

A metodologia de usar nitrogênio líquido no concreto foi utilizada nas nossas obras do Complexo Viário de Jundiaí (SP) como solução para uma concretagem de grande volume em uma obra de arte especial: dois blocos de fundação com 500m³ cada.

Os principais benefícios do concreto resfriado com nitrogênio incluíram a redução de 50% do prazo da atividade, já que a metodologia possibilitou uma concretagem única e não em duas etapas como seria com a utilização do tradicional gelo. Além disso, conseguimos maior controle da temperatura real, proporcionando um concreto mais uniforme e com mais qualidade.

Continue nos acompanhando aqui no blog para mais novidades de Inovação.