Blog

Dia do Bem-Fazer agrega inovação ao voluntariado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em agosto, centenas de pessoas se reuniram mais uma vez para fazer o bem. O Instituto Camargo Corrêa realizou mais uma edição do Dia do Bem-Fazer, que completou 10 anos em 2019! Cerca de 1.200 pessoas, entre profissionais da Camargo Corrêa Infra, amigos, familiares e parceiros, realizaram a ação em 13 comunidades no entorno das obras da empresa em cinco estados brasileiros no dia 18 de agosto. Já na Colômbia, foram mais de 100 participantes nos entornos da obra de Ituangoe na Sucursal Medellín, nos dias 24 e 25 de agosto.

“Participar do Dia do Bem Fazer foi um grande prazer pessoal, pois o Instituto Camargo Correa realiza diversas ações durante todo o ano e não só em uma data específica. Conhecer mais desse projeto e se envolver nessa dinâmica é muito enriquecedor”, detalha o coordenador de Auditoria Interna, Fábio Terlizzi. Segundo ele, todos colocaram nesta ação os melhores esforços pessoais,  profissionais e conhecimento técnico. “O apoio da estrutura da Camargo Corrêa Infra foi fundamental para que este dia fosse mágico”, comenta.

A iniciativa, este ano, agregou à estas comunidades uma alternativa para solucionar, ao menos em parte, um dilema cada vez maior das cidades: reutilizar resíduos orgânicos e evitar o aumento de resíduos em aterros. Foi entregue para cada um deste locais um biodigestor, o Homebiogás. Um sistema inovador que transforma resíduos orgânicos em gás para uso na cozinha e também fertilizante líquido de alta qualidade. Uma tecnologia social que produz diariamente 3 horas de gás para cozinha e fertilizante líquido de alta qualidade para as hortas comunitárias a partir de resíduos orgânicos.

Com o sistema, as instituições que beneficiam moradores de rua ou comunidades vulneráveis utilizarão de forma mais eficiente e sustentável os recursos naturais, bem como poderão planejar o aumento da produtividade das hortas comunitárias. A inovação traz importantes resultados ao meio ambiente e reforça 4 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

“Ao retornar desta experiência, tive a certeza de que ganhei mais do que eu doei! Pude aprender mais sobre novas tecnologias de reutilização de resíduos, preservação do meio ambiente, e, acima de tudo, aprendi o real significado do voluntariado: aprender com e para o outro a forma de deixarmos o melhor legado nesta vida!”, diz a Analista de Integridade, Jussara Tiberio, que também participou da ação.

Foi mais uma iniciativa do Instituto Camargo Corrêa que ajuda a promover o bem para a natureza e para as cidades deixando um legado que se estenderá ao longo de muitos dias na vida destas pessoas!