Blog

Frentes de escavação se encontram e formam túnel sob o Rio Pinheiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No começo de setembro, as equipes da Camargo Corrêa Infra e da PBTE, responsáveis pela obra da Linha de Transmissão de Energia PBTE, em São Paulo (SP), acompanharam a união das duas frentes de escavações para o túnel sob o Rio Pinheiros, que estavam sendo preparadas desde dezembro do ano passado. Ao todo, o túnel que está localizado a 36 metros de profundidade, possui 280 metros de extensão e 2,5m de diâmetro.

O túnel será utilizado para passagem da linha de transmissão de energia elétrica que abastecerá a zona sul da capital paulista agregando cerca de 1700 MVA de potência aparente ao sistema Xavantes – Bandeirantes, garantindo maior estabilidade no abastecimento energético.  

Agora, que as duas frentes de escavação se interligaram, a próxima etapa é a estruturação para abrigar os cabos e o acabamento no túnel. A previsão é de que, quando concluída, a obra deve ampliar o atendimento do sistema Xavantes – Bandeirantes e beneficiar cerca 10,5 milhões de habitantes na capital paulista. 

”Ficamos muito felizes com o encontro destas duas frentes de escavação sob o Rio Pinheiro. Trabalhamos intensamente de dezembro até esta data e esta entrega nos traz muita satisfação”, complementa o gerente da Obra do PBTE, José Antonio Zanotti.

Um legado de valor para o Pará

Fruto de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e o governo do Pará, o Projeto Reciclar Faz Bem entregou, no dia 27 de