Blog

i9weekend – um final de semana de Inovação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Foram 54 horas dignas de qualquer startup ou do próprio Einstein – símbolo da campanha de Inovação na Camargo Corrêa Infra – não colocar nenhum defeito. Entre os dias 7, 8 e 9 de junho, aconteceu o i9weekend, na capital paulista, no qual cerca de 90 profissionais de todas as localidades imergiram em um novo mindset de ser, pensar e agir como uma startup. Um mudança de mente que, agora, vai do final de semana para a vida de cada um dentro da empresa.

Na inscrição para o evento, em maio, os profissionais interessados em participar tiveram que escrever porque gostariam de participar do evento, bem como sobre um problema e/ou oportunidades que encontravam na empresa. Assim, foram selecionados os participantes desta jornada, que começou justamente com a apresentação, por parte de alguns, de seus problemas – em um pitch(breve apresentação) de apenas um minuto. Os participantes votaram nas ideias, entre 44 apresentadas,  que consideravam mais aderentes as necessidades da companhia, o que resultou em 12 grupos de trabalho, que tiveram 54 horas para percorrer a jornada fromzero tohero, trabalhar dentro da metodologia que se assemelha à das startups.

A discussão do problema foi extensa, desde sua definição – será que o problema é realmente um problema? – até suas possíveis resoluções, fazendo com que os profissionais fossem impulsionados a “pensar, ousar, agir e inovar”, lema do evento estampado nas camisetas dos participantes. As equipes apresentaram suas soluções em pitchese uma bancada de jurados elegeu as três melhores soluções. Os mentores do evento, sendo eles nossos próprios profissionais e da Techstars, parceira na atividade, selecionaram um grupo para a menção honrosa, considerando o que mais se apropriou da metodologia da startup; agiu como uma startup.

Esse era o objetivo maior do evento: fazer com que todos os profissionais vivessem essa experiênica, respirassem e transpirassem na metodologia de lean startup para que, no dia a dia, encarem os problemas da mesma forma. Um mindset  essencial para que todos sejam protagonistas de inovações, das mais simples às mais complexas.

(Imagem: mazzucofilmes)