Blog

ICC troca experiências em fórum internacional e é finalista no Prêmio Transformadores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

[Legado Social] O Instituto Camargo Corrêa (ICC) participou, no dia 21 de março, do XI Fórum Internacional RedEAmérica, o FIR 2019, em Salvador (BA), que promoveu trocas, entre todos os participantes, visando iniciativas de fomento à transformação social. Cada vez mais a discussão sobre diversidade cultural, identidade de gênero e economia sustentável se faz importante para provocarmos mudanças a favor do bem-estar social. O ICC junto aos demais integrantes da RedEAmérica- Fundação Alphaville, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto BRF, Instituto LafargeHolcim, Instituto InterCement, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos – do bloco Brasil fizeram um panorama sobre os desafios e as oportunidades que estas temáticas apresentam às empresas e institutos no desenvolvimento de projetos e iniciativas a favor da transformação social. Além do Brasil, estiveram presentes institutos e fundações de outros sete países: Argentina, Peru ,Colômbia, Chile, República Dominicana ,Nicarágua e México. 

Além do patrocínio ao fórum, o ICC levou, como parte da programação do FIR 2019, membros de 7 países da RedEAmerica para conhecer alguns dos projetos participantes do Programa Comunidade Empreende – PCE, da parceria ICC e Parque Social da prefeitura na região Nordeste de Amaralina, em Salvador (BA). O PCE capacitou e apoiou 51 empreendedores locais. “Foi muito interessante conhecer diferentes instituições que convergem para um bem comum. Levo para meu país o aprendizado das relações entre diferentes frentes – ONGs, governos locais e empresas -, além de como causas sociais podem gerar melhorias para as pessoas de uma comunidade e trazer sustentabilidade à economia local”, disse Victor Almonte, da Asociasion Popular de Ahorros y Prestamos, da República Dominicana, que participou da visita. 

No estande do instituto, empreendedores sociais, ligados ao Programa Comunidade Empreende – PCE do Instituto Camargo Correa, puderam ainda expor e comercializar seus produtos durante o fórum que reuniu cerca de 80 instituições de 14 países na capital baiana. E, junto com toda esta troca de experiências, veio ainda uma ótima notícia: o ICC saiu do evento como um dos 5 finalistas do Prêmio Transformadores, que teve 91 inscrições nacionais e internacionais, na categoria Negócios e Comunidades Sustentáveis, com o projeto Reciclar faz Bem, de Belém (PA).