Blog

Inovação e Sustentabilidade se unem em prol do Meio Ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um fator essencial nas obras da Camargo Corrêa Infra é o alinhamento entre sustentabilidade e produtividade. Para tal, a empresa vem buscando iniciativas sustentáveis que possam sem implantadas nas obras, e, neste contexto, algumas iniciativas de inovação estão sendo testadas.

Na obra da Sabesp-Billings, em São Bernardo do Campo (SP), foi instalado, em abril, o HomeBiogas, que transforma os resíduos orgânicos (restos de alimentos) através da biodigestão anaeróbica para gerar subprodutos com valor comercial, além de evitar que estes resíduos acabem em aterros sanitários. Em menor escala, esta tecnologia já é utilizada em 106 países para tratar resíduos orgânicos gerados nas residências e, agora, a construtora está trazendo esta solução para dentro das grandes obras.

Outro equipamento em teste é o WATEAIR, que condensa o vapor de água existente no ambiente, filtra e adiciona sais minerais na água, tornando-a própria para consumo humano. Os profissionais na obra das linhas de transmissão de energia (PBTE), em São Paulo (SP), fazem proveito desta água potável através de um bebedouro acoplado ao equipamento.

Já para usos de madeira com valor agregado, a Camargo Corrêa Infra iniciou uma parceria com a Rewood, que fabrica madeira ecológica a partir de polímeros e fibras sintéticas. Algumas peças estão em teste, desde maio, nas obras da Sabesp-Billings e PBTE. Além da sua origem através da reciclagem de materiais, outro diferencial da madeira é que, após o uso, a própria empresa pode recomprar o material e o reutilizá-lo em outras obras.