INSTITUTO CAMARGO CORRÊA

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
E SUSTENTÁVEL POR MEIO DO EMPODERAMENTO DE COMUNIDADES

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) é uma organização sem fins lucrativos responsável pelas iniciativas de investimento social da Camargo Corrêa Infra com seus parceiros.

O ICC atua como um facilitador no empoderamento de comunidades, atuando em parceria com lideranças comunitárias, governos, clientes e instituições não-governamentais para promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das comunidades próximas às obras da Camargo Corrêa Infra (CCInfra). O ICC trabalha alinhado à nossa estratégia socioambiental, aos nossos negócios e às diretrizes sociais dos nossos clientes, considerando sempre as diversidades das regiões onde atuamos. As ações do ICC também estão conectadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e levam para a população tecnologias inovadoras utilizadas em nossas grandes obras de infraestrutura, gerando um impacto positivo na qualidade de vida da sociedade.

Além disso, os projetos são desenvolvidos contanto com a expertise da CCInfra e após estudo detalhado de cada área a ser atendida, levando-se em conta os múltiplos fatores que interferem no convívio social local, como renda, escolaridade, segurança, faixa etária predominante e necessidades básicas.

O Comunidade Empreende é voltado para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento econômico de comunidades vulneráveis, o Infra Digna melhora a qualidade de vida de pessoas que vivem em ambientes degradados e sem todos os serviços essenciais, já o Dia do Bem-Fazer é uma atividade social que envolve os profissionais da Camargo Corrêa Infra, familiares e voluntários em benefício comunitário.

Em 2020, em razão do cenário de pandemia causada pela Covid-19 em nosso país e em todo o mundo, o formato do Dia do Bem-Fazer foi adaptado às necessidades do momento. As ações iniciaram em abril, em um momento em que todos estavam se adaptando a uma desafiadora rotina. muitos profissionais do corporativo e das obras se voluntariaram, não medindo esforços para ajudar àqueles que mais precisavam.

Em 2019, o Dia do Bem-Fazer agregou a pauta de atuação do Infra Digna e, contando com o diagnóstico territorial elaborado para todas as áreas onde a empresa atua, planejou a instalação de um equipamento inovador em instituições que mantêm hortas comunitárias capaz de produzir fertilizantes de qualidade e gás suficiente para três horas de uso em cozinhas comunitárias (considerando um único queimador de fogão) a partir de resíduos orgânicos.

CONFIRA O NOSSO RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2021.

iconfinder_interface-44_4634417


NOSSA VISÃO

Pessoas e comunidades
preparadas e comprometidas
com a superação de seus desafios.

 


Nossa missão

Articular e fortalecer organizações
que contribuam para a formação
cidadã visando o desenvolvimento
comunitário sustentável

CONFIRA NOSSAS INICIATIVAS

 

INFRA DIGNA

Leva melhoria da qualidade de vida para as comunidades que vivem em áreas vulneráveis de serviços essenciais.

As ações envolvem: projetos de saneamento básico, soluções alternativas de abastecimento de água potável, destinação final de esgoto e resíduos, fontes alternativas de distribuição de energia e técnicas de construção de moradias a preços mais baixos, educação ambiental e recuperação de espaços públicos.

COMUNIDADE EMPREENDE

O Comunidade Empreende promove o empreendedorismo por meio do estímulo às iniciativas já existentes nas regiões onde atua. Para isso, cria incubadoras de projetos de economia local e solidária, apoia startups de impacto social e empreendedores locais e estuda oportunidades de inserção produtiva, estimulando a implantação de novos modelos de negócios que impulsionem projetos autossustentáveis.

 

O ICC também sugere soluções que ampliem o acesso a crédito para empreendedores locais, realiza atividades de capacitação profissional de jovens e, quando possível, desenvolve junto à comunidade conexão com a cadeia de suprimentos dos clientes e parceiros de obras em execução

Outro pilar importante é o envolvimento de lideranças comunitárias que são convidadas a dialogar sobre alternativas para o enfrentamento de problemas sociais complexos como o respeito à diversidade religiosa, de gêneros e raças, a inclusão de refugiados e imigrantes e a preservação dos valores culturais das comunidades atendidas.

 DIA DO BEM-FAZER

No Dia do Bem-Fazer, profissionais da Camargo Corrêa Infra, seus familiares e amigos, junto à lideranças comunitárias, poder público, clientes e parceiros se articulam para desenvolver tecnologia social e sustentáveis de longo prazo para as comunidades.

 

Em 2020, em razão do cenário de pandemia causada pela Covid-19, o Dia do Bem-Fazer foi adaptado às necessidades do momento. Em um momento em que todos estavam se adaptando a uma desafiadora rotina, muitos profissionais se voluntariaram, não medindo esforços para ajudar àqueles que mais precisavam.

 

Os voluntários colocaram em prática sua responsabilidade cidadã, doaram tempo e conhecimento nos aspectos, jurídicos, financeiros e orçamentários e de saúde preventiva, cestas de alimentação e kits de higiene para ajudar inúmeras pessoas em um período tão difícil.

Em 2019, o Dia do Bem-Fazer agregou a pauta de atuação do Infra Digna e, contando com o diagnóstico territorial elaborado para todas as áreas onde a empresa atua, planejou a instalação de um equipamento inovador em instituições que mantêm hortas comunitárias.