Sustentabilidade

OBRAS QUE TRANSFORMAM A SOCIEDADE
E PRESERVAM O AMBIENTE

Tendo a sociedade como cliente final, é papel da empresa deixar um legado socioambiental em todas as regiões onde atua. A Camargo Corrêa Infra também é uma agente de transformação social comprometida com o desenvolvimento socioeconômico

Tendo a sociedade como nosso cliente final, é papel da Camargo Corrêa Infra deixar um legado socioambiental em todas as regiões em que atua, sendo um agente de transformação social comprometido com o desenvolvimento socioeconômico. Nossa estratégia de atuação está atrelada ao conceito de desenvolvimento sustentável, visando não somente a perpetuação do negócio como também o compromisso com o direito à vida das futuras gerações.

Buscamos atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alinhados ao nosso planejamento estratégico e, para isso, contamos com planos e programas que garantem o uso responsável de recursos naturais em nossas obras e melhoram a interação com as comunidades do entorno, minimizando interferências sociais. Entendemos que ser sustentável não é mais um diferencial, e sim uma parte essencial do nosso negócio. Por isso, com o nosso Sistema de Gestão Socioambiental, disseminamos boas práticas e soluções estratégicas, gerando valor para todos os nossos stakeholders (partes interessadas).

Antes mesmo de entrar em uma região, a Camargo Corrêa Infra realiza um diagnóstico do local com indicadores socioeconômicos, ambientais e de segurança pública. Para isto, conta com um sistema exclusivo denominado Infragis, que utiliza informações georreferenciadas para apoiar a prospecção de novas oportunidades de negócios, desenvolver propostas e criar planos de ação socioambiental específicos para cada projeto. Com esta ferramenta, analisamos todas as características das regiões que atuamos e podemos dar soluções assertivas para os desafios socioambientais que vamos encontrar.

A Camargo Corrêa Infra também combina desenvolvimento sustentável com inovação, buscando alternativas de novas tecnologias que possam impulsionar ainda mais nossa oferta de produtos e serviços, melhorando nossa competitividade e gerando maiores benefícios para a sociedade.

A Camargo Corrêa Infra entende as necessidades de cada cliente e os desafios socioambientais de seus empreendimentos, desde a fase de prospecção até a fase de operação. Com uma postura responsável e ética, atuamos de forma eficaz para entregar a melhor solução de engenharia com a menor incidência de conflitos com as comunidades do entorno, priorizando, também, a preservação do meio ambiente.

Além disso, mantemos programas de atendimento à legislação e requisitos corporativos com inspeções regulares, treinamentos com nossos profissionais e postura ética em todas as nossas interações.

Entendemos que nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável implica ir além do cumprimento das leis que regulam o setor de infraestrutura e, por isso, comprometemo-nos em fazer uso racional dos recursos naturais e controlar nossa geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, a fim de que o impacto de nossas atividades seja sempre o menor possível. Dentre nossos principais programas ambientais, temos:

Otimização na gestão de resíduos – Implantação de tecnologias e processos inovadores, com o objetivo de eliminar a geração de rejeitos e potencializar a comercialização dos resíduos.

• Plano Água – Possibilita conhecer a disponibilidade de água nas regiões onde a empresa atua e minimizar os potenciais impactos que os cenários de abundância, escassez ou conflitos em relação à água geram sobre os seus negócios e as comunidades do entorno.

• Madeira Sustentável – Tem como objetivo o uso de madeira de origem conhecida. O programa possibilita o rastreamento de madeira dentro de uma área de 18 mil hectares. O projeto passou por quatro fases, que incluíram o rastreamento do produto desde o fornecedor e a criação de um plano para encontrar madeireiras aptas a participar da iniciativa. Outro resultado alcançado é o suporte técnico que a empresa dá aos produtores na obtenção da certificação FSC, necessária para participar do programa.

• Plano de Gestão de Carbono – Com caráter inédito e inovador no mercado da construção civil pesada, antecipando-se à normatização da Política Nacional de Mudanças Climáticas, define metas e compromissos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas nossas atividades.

• Plano Recursos Naturais – Permite avaliar possibilidades de redução da dependência de recursos naturais, como água, areia, brita e madeira na construção das obras, analisando os cenários de disponibilidade destes recursos nas regiões onde atuamos, a legislação incidente sobre estes produtos e as implicações decorrentes.

A Camargo Corrêa Infra busca conhecer os locais que atuará antes mesmo de iniciar a construção de um empreendimento. Entendemos quais serão nossos desafios com as vulnerabilidades e potencialidades que cada região vai nos impor e, também, quais são os desafios que as comunidades enfrentam no seu dia-a-dia ao receber os empreendimentos durante a fase de construção. Por meio de projetos sociais e com o incentivo ao voluntariado de nossos profissionais, nos inserimos de forma harmônica nas comunidades do entorno durante todo o projeto, deixando um legado social relevante para a região.

Os nossos projetos sociais são definidos por: Projetos de Apoio à Mitigação de Riscos, Projetos de Entrada Rápida, e Projetos de Legado.

Os Projetos de Apoio à Mitigação de Riscos têm como objetivo principal evitar os impactos causados à comunidade pela própria obra como, por exemplo, fortalecendo as estruturas de atendimento social e educação ambiental.

Os Projetos de Entrada Rápida aplacam situações emergenciais ou apoiam necessidades de menor complexidade, como capacitação de mão de obra local, pequenas reformas, qualificação de fornecedores locais e outros.

Para os Projetos de Legado, consideramos indicadores socioeconômicos, ambientais e de segurança pública para determinar os principais desafios e demandas de uma região. Em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, articulamos com os atores da comunidade – lideranças comunitárias, poder público, cliente, parceiros e profissionais – para o desenvolvimento de um projeto que se torne perene para a população daquela região e que beneficie o local mesmo depois que a Camargo Corrêa Infra finalizar a obra. Como exemplos, temos projetos de empreendedorismo social, geração de trabalho e renda, entre outros.

Para garantir que atuemos sempre com integridade e respeito à comunidade na qual nossos negócios estão inseridos, temos também planos específicos que norteiam nossa operação:

Plano de Minimização de Interferências Sociais: indica ações para prevenir paralisações das nossas atividades com a identificação das vulnerabilidades socioambientais da comunidade do entorno e levantamento de riscos.

Plano de Atendimento a Emergências Sociais: diretrizes e recomendações que deverão ser implementadas em casos de acidentes ou incidentes causados pela obra que envolvam a comunidade, definindo ações rápidas e eficazes.

Plano de Relacionamento com povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: orienta a relação de respeito da nossa empresa com os valores e costumes dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, contribuindo para um relacionamento mutuamente positivo.

Programa Grandes Obras pela Infância (PGOI): voltado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes com linhas de atuação para os profissionais, fornecedores e subcontratados da empresa. Em 2015, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a empresa lançou um livro sobre este programa. Para acessar o arquivo, clique aqui.

A Camargo Corrêa Infra garante o retorno econômico-financeiro ao acionista, incorporando a geração de valor e a gestão socioambiental aos negócios e reduzindo riscos nos projetos de engenharia, no cronograma e nos custos decorrentes.

Além disso, mitiga os impactos, gera economia e receitas com produtos e serviços socioambientais, fortalece a relação de transparência com as comunidades vizinhas às obras e aumenta o reconhecimento público e o valor da marca com sua política de integridade, atraindo clientes, investidores e, consequentemente, novos negócios.