Blog

Um legado de valor para o Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fruto de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa (ICC) e o governo do Pará, o Projeto Reciclar Faz Bem entregou, no dia 27 de abril, um novo galpão de 250mà Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), em Belém (PA).

O projeto teve início em 2016 e foi realizado com o apoio do Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES), tendo como objetivo principal melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho da cooperativa. Além da construção do galpão, foram comprados novos equipamentos para apoiar o processo produtivo e os cooperados participaram de um curso para melhorias na gestão (melhorar controles financeiros, estruturação de vendas).

Do início do projeto, em 2016, até hoje, a renda mensal dos catadores aumentou de R$ 250 para R$ 850.

“O projeto também deu uma visão estratégica para a cooperativa. Hoje, eles coletam materiais recicláveis de escolas, empresas, supermercados. Isso aumenta muito o processo produtivo e, consequentemente, a renda dos cooperados”, explica Maria Edivania de Assis, analista de projetos do ICC.

A aproximação com essa cooperativa, formada por catadores do lixão do Aurá, começou em 2014, quando a nossa obra na região buscou um local para destinação de seus resíduos. “Desde então, vimos uma oportunidade de ajudar esse grupo e, consequentemente, ajudar toda a população da região”, conta Maria Edivania.

Quando o galpão estiver em pleno funcionamento, a cooperativa espera aumentar ainda mais a renda dos cooperados, a quantidade de material coletado e contratar mais pessoas.

Crescimento sustentável

O garoto de origem humilde que aos 14 anos começou a trabalhar ganhando meio salário mínimo por mês cresceu. Hoje tem 57 anos e é